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Alimentação saudável para diabetes e hipertensão

A hipertensão e a diabetes são doenças crônicas que são cada vez mais comuns no Brasil devido aos efeitos negativos da vida moderna. Felizmente, há muitas soluções que ajudam a você e a seus seres queridos a prevenir e controlar ambos, entre as quais, a mais importante é seguir uma dieta saudável.

Entretanto, entre a grande quantidade de alimentos que existe, como podemos escolher e ingerir comidas saudáveis? O seguinte artigo apresenta 4 grupos de alimentos que deve priorizar para controlar a hipertensão e a diabetes.

Aumentar as porções de frutas e verduras

Todo mundo sabe que as verduras são uma opção indispensável para uma alimentação nutritiva. Entretanto, para maximizar a efetividade do controle da hipertensão e a diabetes, se devem tomar em conta duas recomendações:

Primeiro, é muito importante combinar e variar uma quantidade de verduras e frutas nas refeições porque cada tipo de verdura contribuirá ao corpo diferentes nutrientes. Além disso, as mudanças frequentes também ajudam a você a não ficar entediado e variar as comidas caseiras. Deve comer verduras e frutas frescas em lugar de sucos para manter a quantidade de fibra necessária, o que é bom para a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue.

Escolha os grãos integrais.

Segundo, consulte seu médico para determinar a melhor dieta para você. Depois de tudo, as frutas e verduras contêm certa quantidade de açúcar. Se comer muitas frutas, o nível de glicose no sangue pode aumentar, afetando sua saúde. Dependendo da condição da hipertensão e a diabetes, seu médico lhe ajudará a evitar este risco, selecionando o tipo de verduras adequadas para sua dieta, com confiança.

O empacotamento e etiquetado de alimentos de grão inteiro terão as palavras “grão integral” ou “trigo integral”. As pessoas com hipertensão e diabetes devem escolher grãos integrais porque são ricos em fibra e nutrientes, e contêm uma baixa quantidade de açúcar e amido, assim não afetam muito ao nível de glicose no sangue. Os alimentos integrais também prolongam a sensação de saciedade, portanto, não comerá muito e controlará seu peso. Algumas das opções possíveis para você são pães, cereais, arroz, macarrão… de grãos integrais. Se não tiver certeza do tipo de produto que deseja comprar, não duvide em consultar a seu médico para obter informações mais precisas.

Dar prioridade às boas fontes de proteínas

Continuando, a proteína é um nutriente que sempre aparece em cada comida. A proteína boa lhe proporciona suficiente energia e um sistema cardiovascular saudável. Em contraste, a má proteína afeta tanto à pressão arterial como à glicose no sangue do corpo. Quando tem pressão arterial alta e diabetes, precisa por limite a carne vermelha como a carne de vaca, a pele de todo tipo (pele de frango, pele de porco, pele de pato…) e o leite inteiro. Em seu lugar, prepare uma comida nutritiva para sua família com peixes e carnes magras como peito de frango, carne magra de porco… Escolha carne e peixes frescos para cozinhar em vez dos congelados, marinados ou defumados com alto conteúdo em sal e aditivos alimentares que podem aumentar a pressão arterial significativamente.

Lembre-se que nem todas as gorduras são prejudiciais.

É verdade. Existem dois tipos de gorduras boas para manter suas refeições saudáveis. As que más incluem são as gorduras saturadas (que se encontram nas gorduras animais, o leite inteiro, a manteiga, o queijo…) e as gorduras trans (utilizadas em alimentos enlatados). Quando entram no corpo, estas gorduras aumentam a quantidade de colesterol ruim, ameaçando a saúde dos pacientes com hipertensão e diabetes. Em contraste, existem algumas gorduras boas para o coração e os níveis de glicose no sangue, como as gorduras monoinsaturadas e as gorduras poli-insaturadas. As gorduras monoinsaturadas se encontram usualmente no azeite de oliva, abacates e nozes. A gordura poli-insaturada é a Omega-3 que se encontra nos pescados frescos, sobre tudo, no salmão, atum e arenque.

2019-05-07T09:15:07+00:00janeiro 15th, 2019|Nutrição|

One Comment

  1. Alcides Loreno Junkes 16 de fevereiro de 2019 at 16:45

    Tem regime para diabetico

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