Exercício seguro para os pacientes com diabetes

O treinamento físico é um dos três pilares da diabetes (junto com a dieta e a medicação). Além de treinar efetivamente, é importante seguir as técnicas de maneira correta e com segurança para evitar lesões. Quando sentir dor durante o exercício, deve interrompê-lo e consultar seu médico para obter os melhores conselhos.

Exercício seguro para os pacientes com diabetes

1 – Pergunte ao seu médico antes de começar

Cada corpo se adapta e se adequa a diferentes tipos de exercício. Há diferentes tipos de exercício para cada nível de doença dos diabéticos. Deve consultar a um médico para encontrar um exercício adequado para sua saúde, consultar as complicações (se houver), os medicamentos hipoglicemiantes que está tomando e as condições climáticas locais.

2 – Comece com o aquecimento e relaxamento

Embora seja uma pessoa saudável ou tenha diabetes, a atividade física imediata pode lhe ocasionar lesões e mudanças repentinas nos níveis de glicemia. Portanto, é recomendável que dedique de 5 a 10 minutos para o aquecimento do corpo, para o corpo ir acostumando-se com a intensidade do treinamento e ajustar a respiração, o ritmo cardíaco e a pressão arterial… antes de começar o exercício principal.

3 – Evite a desidratação

Com o clima tropical no Vietnam, a desidratação do corpo durante o exercício é muito comum, com manifestações como enjoos, câimbras ou, mais gravemente, com um forte golpe de calor. Em média, o corpo perde 1,5 litros de água por cada sessão de exercício físico, siga estas recomendações abaixo:

  •  Antes do exercício, beba ao menos 500 ml de água durante 1 hora.
  • Durante o exercício, beba 150 ml de água cada 15-20 minutos.
  • Depois do exercício, consuma 500 ml de água.

4 – Tome cuidado com o calor

Vietnam é um país tropical com uma temperatura média de aproximadamente 27 graus centígrados, e há muitos dias ensolarados durante o ano. Para fazer exercício de maneira segura, as pessoas com diabetes devem seguir os seguintes conselhos:

  • Escolher um momento fresco durante o dia para praticar (pela manhã bem cedo ou pela tarde)
  • Levar roupa fresca, de cores claras, adequada para o movimento.
  • Evitar movimentos de alta intensidade durante o calor.
  • Beba suficiente água, e evite consumo bebidas alcoólicas.

Exercício seguro para os pacientes com diabetes

5 – Escute seu corpo

Cada corpo tem sua própria adaptação à intensidade do exercício. Durante o exercício, caso você se sentir sobrecarregado, pare um momento e escute a seu corpo. Às vezes a intensidade do treinamento é muito alta, e volte a praticar o exercício de forma moderada.

Geralmente o corpo fica dolorido nas 12-24 horas posteriores ao exercício. Se as dores persistirem durante uma semana ou mais pode ser grave, deve falar com seu médico imediatamente. Além disso, deixe de praticar e consulte o seu médico se apresentar sintomas: como angina, enjoos e dor de cabeça, esgotamento, dificuldade para respirar, ritmo cardíaco irregular.

Esperamos que com estes 5 conselhos você possa exercitar-se de forma mais segura e tranquila. Ao combiná-los com uma dieta saudável, estará preparado para começar a controlar a diabetes.