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FAZER EXERCÍCIO E ESPORTE2019-01-30T09:53:51+00:00

FAZER EXERCÍCIO E ESPORTE

O exercício físico é um bom hábito que melhora a saúde de todos. É ainda mais importante para as pessoas com diabetes já que ajuda a perder peso, controlar seus níveis de glicose no sangue e se manter saudável. 

Alguns dos excelentes valores que o exercício físico brinda são:

Reduz a RESISTÊNCIA À INSULINA

MANTEM O CORPO
em forma

EQUILIBRA
a pressão arterial

MELHORA O SONO,
reduz o stress

Reduz os
RISCOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

MELHORA A MEMORIA
nas  pessoas idosas

3 GRUPOS DE EXERCÍCIOS PRINCIPAIS
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Fazer exercício físico não é difícil nem cansativo como você imagina. Segundo os especialistas, 30 a 45 minutos diários de exercícios são suficientes para melhorar o condicionamento físico e a saúde em geral. 

Uma boa pedida é intercalar os grupos de exercícios abaixo:

EXERCÍCIOS PARA A FORÇA FÍSICA

  • Melhoram a circulação sanguínea, ajudam ao coração e os ossos, reduzem o stress.

  • Pode ser praticado pelo menos 5 dias por semana, 30 minutos cada dia, com intensidade moderada pode-se dividir em pequenas tarefas.

  • Caminhada devagar, natação, ciclismo, danças…

EXERCÍCIOS PARA OS MÚSCULOS

  • Melhoram a insulina, reduzem a glicose no sangue, apoiam ao sistema locomotor.

  • Pode ser praticado pelo menos 2 dias por semana, com intensidade moderada, em casa ou na academia.

  • Levantamento de pesos, flexão de braços, aula de outros exercícios físicos.

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE

  • Melhoram a flexibilidade nas articulações e ajuda a evitar lesões.

  • Deve ser realizado por 5 a 10 minutos, sempre antes e depois da prática de exercícios. 

  • Flexão moderada. 

  • Yoga, tailandês-chi, aulas de condicionamento físico básico. 

FAZER EXERCÍCIO COM SEGURANÇA
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O exercício físico para pessoas com diabetes é simples, relaxante e divertido. Entretanto, os pacientes, especialmente os idosos, devem ter em conta os seguintes conselhos para evitar lesões ao exercitar-se:

  • Consultar o médico antes de exercitar-se.

  • Beber muita agua antes, durante e despois do exercício.

  • Medir a glicemia para ajustar os exercícios.

  • Levar sempre com você uma correção para eventual hipoglicemia.

  • Não fazer exercício quando o clima estiver muito quente ou frio.

  • Parar imediatamente o exercício quando se sentir esgotado ou com tonturas.

  • Escolher sapatos adequados para praticar o exercício.