Ioga: uma terapia para pacientes com diabetes

As pessoas com diabetes ou com risco de ter diabetes além de mudar para um estilo de vida e uma dieta mais saudável devem fazer exercícios para obter melhores resultados no tratamento.

A ioga é um esporte que teve origem na Índia, e é uma combinação de movimentos com respiração. As investigações científicas demonstraram que a ioga ajuda às pessoas com diabetes a controlar a doença e suas complicações e melhora a saúde mental e física.

Como sabemos, a causa do diabetes é uma deficiência de insulina para converter a glicose em energia para as células. Quando a insulina não funciona, os níveis de glicose no sangue aumentam. A ioga tem o benefício de rejuvenescer e estimular o pâncreas para produzir insulina em pessoas com diabetes. Como resultado, as células absorvem melhor a energia e estabilizam os níveis de glicose no sangue. As pessoas com diabetes também devem melhorar o sistema circulatório para reduzir o risco de complicações cardiovasculares.

Outras funções do ioga são: reduzir o mau colesterol, melhorar a função pulmonar e ajudar no processo do sono.

A ioga não só contribui com benefícios físicos, também ajuda na saúde mental das pessoas com diabetes. Nessa vida moderna, temos que lidar com o estresse diário. Ele pode provocar pressão arterial alta, aumento de peso e hiperglicemia. É um dos fatores de risco que podem agravar o controle do diabetes.

Ao praticar ioga em combinação com a meditação, as pessoas com diabetes controlam suas emoções, encontram a paz interior e repelem o estresse. Esta é a chave para ajudar aos pacientes a relaxar-se e recuperar o equilíbrio. Como um efeito dominó, quando seu estado de ânimo melhora, sua saúde melhora também.

 

Acostume-se a fazer ioga

Para um início de treinamento, deve-se procurar por aulas de yoga para receber instruções detalhadas e corretas. Depois de aprender a técnica respiratória e obter certa flexibilidade, pode praticar em casa seguindo vídeos em Internet. Ao decidir escolher a yoga para complementar o tratamento do diabetes, as pessoas precisam ter certa persistência. O exercício não funciona imediatamente, mas sim com o tempo.

Dependendo da frequência de exercício os resultados serão sentidos depois de umas semanas ou meses. A yoga não só funciona com o diabetes, mas também melhora sua saúde em geral.

Algumas posturas simples que qualquer um pode fazer

A postura da criança:

De joelhos no chão, com os joelhos juntos e alinhados, estique os braços para cima, deixe cair os glúteos sobre seus calcanhares. Relaxe todo o corpo e respire profundamente.

A postura Viparita Karani:

Deite-se no chão perto da parede e levante as pernas, até alcançar uma posição de ângulo reto (formando com as pernas e o tronco um ângulo de 90º), com os pés apoiados na parede para levantar o corpo do chão. Sustente seu corpo com ambas as mãos com os cotovelos apoiados no chão. Também pode pôr um travesseiro debaixo das costas para facilitar a postura.

A postura Savasana:

Se deite no chão sobre as costas, colocando os braços colados ao tronco, com as palmas para cima, respire lentamente e profundamente pela via nasal, relaxe todo o corpo.