Manter hábitos de exercício físico em pessoas com diabetes.

O exercício esportivo contribui com muitos benefícios para o corpo, lhe ajudará a ter um corpo forte, fortalecido e flexível; queimará o excesso de calorias melhorando sua saúde. Os médicos dizem que fazer exercícios regularmente pode ajudar aos diabéticos tipo 2 a equilibrar a glicose no sangue, melhorando tanto a vida física como espiritual.

Entretanto, convertê-lo em uma rotina diária não é tão fácil para todo. Para os diabéticos, o exercício deve ser  frequente. Talvez possa começar lentamente, mas nunca é tarde para melhorar sua própria saúde. A continuação mostraremos 5 segredos que lhe ajudarão a fazer exercício sempre:

Comece com pequenas atividades.

Comece com exercícios “pequenos” como ir ao supermercado ou subir escadas. Utilize um pedómetro para calcular seu movimento diário. Se hoje registrar poucos passos, o dia seguinte deve fazer mais. Os especialistas dizem que com 2,500 passos medidos pelo pedómetro cada dia, o usuário pode perder mais peso e estabilizar a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue, melhor que os sedentários. Pode configurar um contador de passos em seu celular.

Escolha seu exercício favorito

Um esporte ou um exercício que você goste aumentarão o interesse de praticá-lo e animará aos diabéticos. Se você gosta de atletismo, pode correr, caminhar rápido; se você gosta de musculação, pode fazer levantamento de pesos ou fazer ginástica… O ioga também é um método eficaz para equilibrar a glicose no sangue para os diabéticos. Entretanto, deve-se consultar o seu médico antes de praticar para obter instruções mais específicas.

Ter um plano detalhado

Estabelecer metas ajudará aos diabéticos a perseverar no exercício. Devem pegar um horário específico no refrigerador ou na porta do quarto… Não se devem estabelecer metas muito altas que possam nos pressionar sem querer e nos desanimar facilmente. Coloquemos um exemplo: segunda-feira, quarta-feira, sexta-feira correr 20 minutos; terça-feira, quinta-feira, sábados yoga 30 minutos… Deve-se fixar a hora de prática cada dia para formar o hábito para o corpo. Se deve praticar na manhã bem cedo, porque o clima e mais agradável, o ambiente é mais tranquilo e o corpo se restaura depois de uma boa noite de sono. Devem ser colocados sapatos esportivos, os pesos, os colchonetes de ioga… Em um lugar onde possam ser vistos facilmente para lembrar que temos que fazer exercício.

Treinamento em equipe

O ambiente de treinamento também é importante para as pessoas com diabetes. Quando se pratica em grupo com os amigos ou familiares, com pessoas que nos animam, os diabéticos se sentirão mais cômodos e mais persistentes. As aulas de yoga ou ginásticas dirigidas por um instrutor também são adequadas e seguras para as pessoas com diabetes. Não duvide em informar ao treinador sobre seu estado de saúde para obter um melhor cuidado.

Comprova regularmente os resultados do treinamento.

O exercício tem que combinar-se com o uso de medicamentos segundo as instruções do médico, se alimentar de forma saudável, manter o otimismo, ajuda a manter sua função na prevenção e o controle da diabetes. Os diabéticos devem realizar o teste de glicose no sangue de maneira regular. Os bons resultados dos testes, com a glicemia equilibrada, é o maior incentivo para que os diabéticos mantenham o treinamento.

2019-05-07T08:52:24+00:00dezembro 6th, 2018|Diabetes, exercício|