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Melhorar o sono de quem tem Diabetes

O sono é importante para a saúde de todos, sobretudo para as pessoas com diabetes. Dormir o suficiente ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, reduzir o apetite, melhorar seu estado de ânimo e aumentar a ação da insulina.

Ter insônia ou apneia, pode alterar a qualidade do sono e ser um fator de alteração na glicemia de quem tem diabetes.

Como os níveis de glicose é afetado durante o sono?

A hiperglicemia noturna dificulta o sono de pessoas com diabetes. O nível muito alto de glicose no sangue fará com que se faça muito xixi a noite, o que interrompe e diminui a qualidade do sono.

É importante manter os níveis ideais de glicose no sangue para dormir bem. Incluir uma dieta saudável, dividida em várias refeições ao dia e uma refeição mais leve a noite. Esta dieta também ajuda a manter um peso estável. Se a situação não está melhorando como esperava, pode consultar o médico para ajustar sua dieta e ou os tratamentos necessários.

Mudança de estado de ânimo

A diabetes pode causar ansiedade e depressão, por isso fica mais difícil para uma pessoa dormir. As mudanças no estilo de vida lhe ajudarão a melhorar seu estado de ânimo e dormir melhor. Converse ou pratique esportes para que o corpo libere os hormônios que relaxam. Hoje em dia, muitas pessoas escolhem um estilo de vida zen para encontrar a paz interior e reduzir o estresse. As aulas de ioga ajudam a dominar as emoções e melhorar pouco a pouco a qualidade do sono.

Dor de pés ou síndrome de pernas inquietas

Os sintomas do diabetes também incluem dor nos nervos das pernas e a síndrome de pernas inquietas, o que pode provocar insônia. O paciente com ansiedade têm sensações que ocasionam a necessidade de caminhar, as vezes sentem os músculos esticados ou doloridos. Se tiver algum destes sintomas informe a seu médico para receber tratamento imediato.

Síndrome de apneia do sono

Segundo a Fundação Internacional de Diabetes, mais de 20% das pessoas com diabetes padecem da síndrome de apneia do sono, que é um fenômeno que detém a respiração em parte de seu sono ou durante o sono. Se não for tratada, a síndrome de apneia do sono pode provocar problemas cardiovasculares, como pressão arterial alta.

Pode-se identificar a síndrome de apneia do sono mediante sintomas como roncos, sonolência durante o dia, distração, dor de cabeça, mudanças de humor, depressão. Além de tratamento especializado, as pessoas com diabetes precisam perder peso e manter um peso adequado.

Conselhos para melhorar o sono:

Para as pessoas com diabetes, uma forma leve de viver, uma alimentação saudável e um estado de ânimo relaxado são as chaves para dormir bem. Vejam alguns conselhos simples:

  • Estabelecer horas para dormir à noite, inclusive nos fins de semana. Ajustar o relógio para ajudar nesta dinâmica.
  • Não use bebidas com cafeína como chá, café, bebidas tónicas, etc. depois das 14h.
  • Não utilize dispositivos eletrônicos (TV, computador…) no quarto, mantenha uma temperatura agradável (18-23 graus centígrados) e limite a entrada de luz.
  • Antes de ir dormir não pense nem faça tarefas que o façam pensar muito.
  • Se está habituado a fazer exercício, deve fazê-los várias horas antes de se deitar.

 

2019-05-07T08:51:27+00:00março 21st, 2019|Relaxação mental|