Pacientes com diabetes parem de fumar

A diferença dos hábitos de vida que podemos mudar com certa facilidade, fumar da adição à nicotina, por isso é difícil deixar de fumar. Entretanto, no momento que for diagnosticado com diabetes, deve decidir abandonar este hábito nocivo, porque a combinação de cigarros e diabetes aumenta o risco de ataque cardíaco ou acidente cerebrovascular junto com outras complicações perigosas.

Para deixar de fumar com sucesso, necessitará um plano detalhado, com sua própria determinação e apoio das pessoas que o rodeiam.

Pacientes com diabetes parem de fumar

1 – Fale com seu médico

Falar com seu médico deve ser o primeiro passo em sua viagem para deixar de fumar. Durante as conversações, seu médico lhe aconselhará como superar a necessidade de fumar e se deve participar de um grupo de apoio para fumantes, usar medicamentos ou ir a terapias para substituir a nicotina. Seu médico também lhe ajudará a criar um itinerário concreto, científico e em concordância com suas condições específicas, assim como a incorporar medidas de controle da diabetes.

2 – Identificar e descartar as razões para fumar

Existem inumeráveis razões, do trabalho à vida pessoal, pelas que alguém fuma para tentar encontrar a relaxação que a nicotina dá. Então deve fazer uma lista dessas razões, os fatores ao redor, que o colocam em risco e prepara-se para enfrentá-los.  Aqui te daremos alguns conselhos efetivos:

– Livre-se de cigarros, cinzeiros e isqueiros.
– Evite ir a lugares onde se reúnam muitos fumantes, como cafeterias.
– Mude seu estilo de vida evitando fumar.
– Leve uma dieta saudável e descanse muito, porque o cansaço origina a vontade de fumar.

Pacientes com diabetes parem de fumar

3 – Mantem-se ocupado

A vida ocupada não sempre é prejudicial. O movimento constante ajuda a manter sua mente afastada da necessidade do tabaco e a nicotina. Este método é especialmente efetivo nas primeiras etapas do abandono do tabaco, sendo que a luta e contra si mesmo. Uma vez que tenha vontade de fumar, deve imediatamente:

– Sair para caminhar ou ver filmes com sua família ou amigos
– Mastigar chicletes
– Ir a um restaurante favorito onde se proíba fumar
– Concentre-se em um trabalho criativo e divertido.
– Brincar com crianças

Evidentemente você deve se manter ocupado de forma adequada e equilibrada para não desenvolver estrese mental piorando sua doença.

4 – Determinação e pensamento positivo

Por último, sua determinação e pensamento positivo são a chave para dizer não aos cigarros. Concentre-se  sempre no presente, os esforços feitos e os resultados serão vistos no futuro . O pensamento positivo contribui para uma mentalidade tranquila lhe ajudando a superar a sensação utópica que proporcionam a nicotina e os cigarros.

Entretanto, não duvide em procurar o apoio e a assistência familiar, os amigos e a comunidade podem ser de grande ajuda nos momentos difíceis e anime-se a continuar tentando. De fato, a empatia joga um papel muito importante e existem muitos foros de debate e programas que apoiam e acompanham aos fumantes a deixar de fumar.